Antimicoticos Ginecologicos



Candoral

Indicação

Para quê serve Candoral?

Tratamento das micoses superficiais e profundas: infecções micóticas da pele, couro cabeludo e unhas por dermatófitos ou leveduras (dermatomicose, onicomicose, paroníquia, pitiríase versicolor e candidíase mucocutânea crônica), abrangendo também os casos em que o tratamento tópico é difícil ou não apresenta boa eficácia, devido ao envolvimento de áreas cutâneas extensas ou a lesões comprometendo unhas e pêlos. Infecções da boca e do trato gastrintestinal por leveduras (candidíase oral, esofagite moniliásica e outras).

Candidíase vaginal: formas clínicas agudas e também formas crônicas recidivantes. Infecções micóticas, tais como, blastomicose sistêmica, candidíase, coccidioidomicose, histoplasmose e paracoccidioidomicose, candidíase mucocutânea, infecções fúngicas do trato gastrintestinal, candidíase vaginal e infecções por Tinea sp da pele e unhas. Também pode ser usado para a profilaxia de infecções por fungos em pacientes imunocomprometidos. Tratamento de manutenção nas micoses sistêmicas para evitar recidivas, ou até a obtenção de remissão sorológica.

Contraindicações

Quando NÃO devo usar este medicamento?

Pacientes que tenham previamente apresentado hipersensibilidade ao princípio ativo e portadores de hepatopatias em atividade.

Não se dispõe de dados clínicos seguros que se recomendem a utilização em mulheres grávidas, portanto, Candoral está contraindicado na gravidez.

Posologia

Como usar Candoral?

Candoral deve ser tomado junto com as refeições. Adultos: candidíase vaginal: 2 comprimidos (400 mg) em uma só tomada diária, durante 5 dias. Outras indicações: 1 comprimido (200 mg) ao dia, até pelo menos uma semana após o desaparecimento dos sintomas ou até a negativação dos exames micológicos. Em infecções muito graves, ou quando a resposta clínica for insuficiente, dentro do prazo previsto, a dose de Candoral pode ser aumentada para 2 comprimidos (400 mg), sempre uma vez ao dia.

No tratamento profilático dos pacientes imunodeprimidos recomenda-se 2 comprimidos (400 mg), uma vez ao dia. Crianças: as doses foram calculadas de acordo com o peso corpóreo, ou seja: até 20 kg: 1/4 de comprimido (50 mg), uma vez ao dia. de 20 a 40 kg: 1/2 comprimido (100 mg), uma vez ao dia. Acima de 40 kg: 1 comprimido (200 mg), uma vez ao dia.

Para o tratamento profilático de crianças imunodeprimidas recomendam-se as seguintes doses, de acordo com o peso corpóreo: até 20 kg: 1/2 comprimido (100 mg), uma vez ao dia. De 20 a 40 kg: 1/2 a 11/2 comprimido (100 a 300 mg), uma vez ao dia. Acima de 40 kg: 2 comprimidos (400 mg), uma vez ao dia. - Superdosagem: em caso de superdosagem com o produto, recomenda-se lavagem gástrica com bicarbonato de sódio.

Efeitos Colaterais

Quais os males que este medicamento pode me causar?

Candoral geralmente é muito bem tolerado. A maioria das reações adversas relatadas foi transitória e de intensidade leve, e somente em raras ocasiões foi necessário suspender o tratamento. As reações adversas mais frequentes foram náuseas e vômitos e em seguida exantema ou prurido e dor abdominal; mais raramente foram registradas: cefaléia, tontura, sonolência, febre, calafrios, fotofobia, diarréia, ginecomastia, impotência e trombocitopenia.

Outras reações adversas extremamente raras são alopecia e reações de hipersensibilidade incluindo urticária. Também foram assinalados casos de anafilaxia após a primeira dose. Em estudos experimentais, usando doses acima de 400 miligramas por dia, foi observada oligospermia. Tal efeito contudo não foi detectado quando a droga foi utilizada em níveis terapêuticos (200 a 400 miligramas ao dia).

Advertências e precauções

O que devo saber antes de usar este medicamento?

Candoral deve ser administrado durante uma das refeições diárias, pois necessita de meio ácido no estômago para que se obtenha um grau de absorção satisfatório. Deve-se, portanto, evitar a administração concomitante de drogas que diminuam a secreção gástrica, tais como, antiácidos, anticolinérgicos e bloqueadores de receptores H2 (como a cimetidina e outros).

Quando estas drogas forem absolutamente necessárias, deverão ser administradas pelo menos 2 horas depois da tomada de Candoral. Os pacientes sob tratamento com Candoral, em especial aqueles com antecedentes de idiossincrasia a outras drogas ou de hepatopatias devem ser submetidos periodicamente a provas de função hepática, tais como, transaminases, bilirrubinas, fosfatase alcalina e outras.

Composição

Cada comprimido contém: cetoconazol 200 miligramas

Apresentação

Comprimidos em blister de 10 e 30.

Laboratório

Aché Laboratórios Farmacêuticos S.A.

Rodovia Presidente Dutra, S/n Km 223 - Porto da Igreja;

Guarulhos;

São Paulo; 07034-904 CNPJ: 60659463/0001-91 Tel: +55 11 2608-6000