Antimicoticos Ginecologicos



Gino-canesten 1

Indicação

Para quê serve Gino-canesten 1?

Infecções da região genital (vaginite) causadas por fungos (mais frequentemente Candida) e superinfecções causadas por bactérias sensíveis ao clotrimazol. Está indicado na leucorréia infecciosa causada por levedura, vaginite causada por fungo, geralmente levedura, ou Trichomonas. Para se assegurar da erradicação quando se tratar de Trichomonas vaginalis, um tricomonicida oral deve ser adicionalmente prescrito. Nas infecções dos lábios vaginais e das áreas subjacentes, bem como na inflamação da glande e do prepúcio do parceiro sexual, causadas por fungo (vulvite e balanite por Candida), está indicado o uso de GINO-CANESTEN na forma de creme.

Contraindicações

Quando não devo usar este medicamento?

Hipersensibilidade ao clotrimazol ou a outro componente da fórmula. Primeiro trimestre de gravidez.

Posologia

Como usar Gino-canesten 1?

Salvo outra orientação médica, recomenda-se o tratamento de dose única com a inserção de um comprimido de GINO-CANESTEN 1, com ou sem aplicador, à noite. GINO-CANESTEN 1 Comprimido deve ser aplicado tão profundamente quanto possível no interior da vagina, à noite. A aplicação é melhor efetuada em decúbito dorsal, com as pernas ligeiramente fletidas. Nos casos de vulvite e balanite por Candida, é importante fazer o tratamento externo também com GINO-CANESTEN Creme, aplicando uma fina camada e friccionando sobre a área afetada (órgãos genitais externos ao ânua na mulher, glande e prepúcio no homem) 2 a 3 vezes ao dia. O período habitual de tratamento é de 1 a 2 semanas. O tratamento pode ser repetido, se necessário. O tratamento durante o período menstrual deve ser efetuado somente se os sintomas clínicos forem pronunciados, e deve ser concluído antes do início da menstruação. Frequentemente as áreas vulvar e vaginal são acometidas simultaneamente; recomenda-se o tratamento concomitante.

Efeitos Colaterais

Quais os males que este medicamento pode me causar?

Em casos isolados podem ocorrer reações de hipersensibilidade sistêmica de intensidade variável, podendo acometer a pele (prurido, avermelhamento), trato respiratório (dispnéia), sistema cardiovascular (hipotensão e síncope) e trato gastrintestinal (náuseas, diarréia).

Advertências e precauções

O que devo saber antes de usar este medicamento?

Estudos experimentais e clínicos demonstraram não haver indícios de efeitos nocivos na mãe e na criança provocados pelo uso de GINO-CANESTEN 1 durante a gravidez. Mas, nos 3 primeiros meses de gestação, GINO-CANESTEN 1 não deve ser utilizado sem orientação médica. Uso em crianças menores de 12 anos, somente sob orientação médica. Durante o período de gestação, o tratamento deve ser efetuado sem o uso de aplicador. GINO-CANESTEN 1 Comprimido vaginal pode reduzir a eficácia e a segurança dos produtos de látex e diafragmas. Pode haver redução da eficácia de espermicida vaginal como método de controle de natalidade. O efeito é temporário e ocorre somente durante o tratamento.

Composição

Cada comprimido contém 0,5 g de clotrimazol.

Apresentação

GINO-CANESTEN 1 é apresentado em embalagem com 1 comprimido vaginal mais aplicador.

Interações Medicamentosas

Não são conhecidas.

Instruções de Uso

Inserção do comprimido vaginal com o aplicador. puxe totalmente o êmbolo do aplicador e coloque no mesmo o comprimido vaginal. introduza-o na vagina, tão profundamente quanto possível, de preferência deitada de costas, e empurre totalmente o êmbolo para depositar o comprimido. remova o aplicador.

Laboratório

Biosintética Farmacêutica Ltda.