Antipsicoticos



Haldol

Indicação

Para quê serve Haldol?

Haldol é indicado para o alívio de transtornos do pensamento, de afeto e do comportamento como: acreditar em idéias que não correspondem à realidade (delírios); desconfiança não usual; ouvir ou ver ou sentir coisa que não está presente (alucinações); confusão (algumas vezes associada ao alcoolismo); agitação psicomotora.

Além disso, Haldol é indicado para tratar: movimentos incontrolados como tiques; soluços; náusea e vômito.

Contraindicações

Quando não devo usar este medicamento?

Haldol não deve ser tomado por pacientes portadores de doença de Parkinson; não deve ser usado por pessoas que apresentam sonolência e lentidão decorrentes de doença ou do uso de medicamentos ou bebidas alcoólicas; não deve ser usado por pacientes com sensibilidade exacerbada (alérgicos) ao haloperidol ou aos excipientes (componentes) da formulação.

Posologia

Como usar Haldol?

A dose mais comum varia entre 5 e 15mg por dia podendo chegar 100 miligramas por dia sem nenhum risco. A dose recomendada para crianças entre 15 e 40 Kg de peso corporal (entre 3 e 12 anos) é de 0,05mg/Kg/dia até o máximo de ,015mg/Kg/dia. A elevação da dose deve ser gradual, respeitando intervalos de 7 dias aproximadamente entre uma e outra elevação, tanto para adultos como para crianças. A aplicação de depósito (Depot) só deve ser realizada depois que o paciente demonstrou ter bons resultados com a administração via oral

Efeitos Colaterais

Quais os males que este medicamento pode me causar?

Os efeitos sobre o sistema motor, como o enrijecimento muscular, a inquietação (dificuldade de ficar parado) e a vontade de ficar mexendo com as pernas, mesmo estando parado, assim como movimentos musculares (principalmente na face) são os principais efeitos colaterais. Dentre todas, a síndrome neuroléptica maligna é a mais grave e rara de todos os efeitos colaterais.

Advertências e precauções

O que devo saber antes de usar este medicamento?

Caso haja necessidade de interromper o tratamento, faça-o de modo gradual, durante vários dias. A interrupção repentina do tratamento pode causar alguns efeitos indesejáveis, tais como náusea e vômito.

Haldol pode produzir sonolência o que pode reduzir a sua capacidade de atenção. Durante o tratamento, o paciente não deve dirigir veículos ou operar máquinas, pois sua habilidade e atenção podem estar prejudicadas.

Gravidez e amamentação: Informe ao médico se você está amamentando, pois Haldol passa para o leite materno. Ele decidirá se você pode tomar Haldol.

Laboratório

Janssen-Cilag Farmacêutica Ltda.

Rua Gerivatiba, 207 - 11º andar - Butantã São Paulo - SP CEP 05501-900 Telefone: 0800 - 701185 e-mail: [email protected]