Antialergicos



Zetalerg

Indicação

Para quê serve Zetalerg?

No tratamento de rinite alérgica, conjuntivite alérgica, urticária e outras afecções alérgicas.

Contraindicações

Quando NÃO devo usar este medicamento?

A cetirizina é contraindicada a pacientes com história de hipersensibilidade à droga.

Posologia

Como usar Zetalerg?

Comprimidos revestidos: Adultos e crianças acima de 12 anos: 1 comprimido de 10 miligramas uma vez ao dia. Crianças de 6 a 12 anos: 5 miligramas (1/2 comprimido) duas vezes ao dia. Solução oral: Adultos e crianças acima de 12 anos: 10 miligramas (10 ml) uma vez ao dia. Crianças de 6 a 12 anos: 5 miligramas (5 ml) duas vezes ao dia. Crianças de 2 a 6 anos: A segurança do uso não está estabelecida. A critério médico podem ser prescritos 2,5 miligramas (2,5 ml) duas vezes ao dia. Pacientes com insuficiência renal: A dose deve ser reduzida à metade da dose usualmente recomendada.

Efeitos Colaterais

Quais os males que este medicamento pode me causar?

Reações adversas são ocasionais, de grau leve e transitórias, incluindo: cefaléia, tontura, agitação, boca seca e desconforto gastrintestinal.

Advertências e precauções

O que devo saber antes de usar este medicamento?

Não estão estabelecidas, até o momento, a eficácia e a segurança do uso da cetirizina em crianças com idade inferior a 6 anos. O uso da cetirizina não é recomendado durante a gravidez e durante o aleitamento materno. Nos pacientes com insuficiência renal, a dose de cetirizina deve ser reduzida pela metade.

Superdosagem

O que fazer se alguém usar uma quantidade maior do que a indicada deste medicamento?

O sintoma principal da superdosagem pode ser a sonolência acentuada. deve-se realizar lavagem gástrica e adotar medidas sintomáticas e de suporte, com acompanhamento frequente dos sinais vitais. deve ser sempre lembrada a possibilidade de intoxicação por mais de uma droga.

Apresentação

Comprimido revestido: Caixas contendo 6 e 12 comprimidos. Solução oral: Frasco contendo 75 ml.

Interações Medicamentosas

O uso concomitante de substâncias depressoras do sistema nervoso central deve ser feito com cautela. Estudos com diazepam e a cimetidina não evidenciaram interações com a cetirizina. Recomenda-se, a exemplo dos demais anti-histamínicos, evitar a ingestão de álcool concomitantemente com cetirizina.

Venda

Venda sob prescrição médica.

Introdução

Zetalerg Dicloridrato de cetirizina

Informações ao Paciente

Este medicamento deve ser guardado em sua embalagem original obedecendo as condições de armazenamento impressas na embalagem do produto. Prazo de validade: observe a data da fabricação e prazo de validade impressos na embalagem externa do produto. Nenhum medicamento deve ser utilizado após o término do seu prazo de validade, pois pode ser ineficaz e prejudicial para sua saúde. Este medicamento não deve ser utilizado por mulheres grávidas, a não ser que o médico o indique. Se você engravidar ou desejar engravidar durante o tratamento, deve informar ao seu médico. Como a cetirizina é excretada no leite materno, seu uso não é recomendado por mulheres que estejam amamentando. Este medicamento não está indicado para uso em crianças com idade inferior a 12 anos. Se durante o tratamento ocorrer reações desagradáveis, deve informar ao médico. Os efeitos desagradáveis ocasionais são: distúrbios digestivos, boca seca, sonolência, dor de cabeça e tontura. Durante o tratamento com este medicamento não se deve fazer uso excessivo de bebidas alcoólicas. Não exceda as doses recomendadas pelo médico, principalmente se for dirigir veículos ou operar máquinas. Doses acima das recomendadas podem provocar sonolência.

Todo medicamento deve ser mantido fora do alcance das crianças.

Não tome remédio sem o conhecimento do seu médico. Pode ser perigoso para sua saúde.

Informações Técnicas

O cloridrato de cetirizina é um anti-histamínico com alta afinidade e seletividade sobre os receptores histaminérgicos H 1, sem apresentar efeitos anticolinérgicos e anti-serotonínicos H 1, a droga também atua pela inibição da histamina e efeito inibitório sobre a migração dos eosinófilos. O nível mais elevado de concentração plasmática é alcançado em aproximadamente 1 hora. O estado de equilíbrio (steady-state) é obtido no terceiro dia de tratamento. Sua meia-vida plasmática é cerca de 11 horas e apresenta uma taxa de ligação às proteínas em torno de 93%. Sua eliminação é essencialmente renal e 60% da dose administrada é excretada na urina sob forma inalterada. A cetirizina também é excretada no leite materno.

Composição Completa

Cada comprimido contém: Dicloridrato de cetirizina 10 mg; Excipiente q.s.p. 1 comprimido. Cada 5 ml da solução contêm: Dicloridrato de cetirizina 5 mg; Veículo q.s.p. 5 ml.

Atenção

Este produto é um novo medicamento e, embora as pesquisas realizadas tenham indicado eficácia e segurança quando corretamente usado, podem ocorrer reações adversas imprevisíveis ainda não descritas ou conhecidas. Em caso de suspeita de reação adversa, o médico responsável deve ser notificado.

Laboratório

Indústria Brasileira